A rivalidade odiosa entre famílias, terminada em tragédia entre filhos que se amam, aparece como tema na antiguidade. Ovídio nas Metamorfoses conta a história de Píramo e Tisbe. Na obra Il Novelino (1476) de Masuccio Salernitano surge a história de Mariotto e Gianozza. No final do séc. XVI aparecem as obras inglesas de William Painter e Arthur Brooke em que William Shakespeare se baseou em 1597.
Participam duas importantes famílias de Verona: Capuletos (Julieta) e Montéquios (Romeu). O franciscano Frei Lourenço, confidente de Romeu, procura a reconciliação e casa secretamente os dois jovens. Impossibilitado de conseguir qualquer alteração de comportamento fornece a Julieta um frasco de tóxico causador temporário de algidez (provavelmente poção de flores de giesta). Romeu acredita que a sua amada morreu e ingere veneno fornecido por um boticário. Julieta ao acordar mata-se com o punhal de Romeu.
Ford Madox Brown (1881-1893)-'Romeu e Julieta na varanda'-óleo sobre tela-1870 Wilmington-Delaware Art Museum
Francesco Hayez-'the last kiss'-oil on canvas-1823 Tremezzo-Villa Carlotta
Johann Heinrich Füssli-' Romeu am Totenbett der Julia'-öl auf Leinwand-1809 Basel-Privatsammlung
Fredrich Leighton (1830-1896)-'the reconciliation of the Montagues and Capulets over the dead bodies of Romeo and Juliet'-oil on canvas-1854 Decatur (Georgia)-Agnes Scott College
Frank Bernard Dicksee (1853-1928)-'Romeo and Juliet'-oil on canvas-1884 Southampton-City Art Gallery
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment