Ironia inglesa do séc. XVI para a 'Grande y Felicissima Armada' organizada por ordem de Filipe II. Pretendia dar importante golpe no corso inglês que, por intermédio de Francis Drake e outros, lhe roubavam as riquezas vindas das Américas. Compunham-na 130 navios bem artilhados comandados pelo duque de Medina Sidónia que seguia no galeão São Martinho da 'Esquadra Portuguesa'. Levava a bordo um exército de 30.000 homens dirigidos pelo duque de Parma e Piacenza que desembarcariam na Grã-Bretanha. Partiu de Lisboa a 28 de Maio de 1588. Os ingleses infligiram pesada derrota a 29 de Julho em Gravelines (França). Os navios sobreviventes apanharam forte temporal. Rodearam a ilha pelo norte da Escócia e Irlanda. Chegaram a Santander a 30 de Setembro de 1588.
Vicente Urrabieta y Ortiz (1813-1879) 'Reunida em Lisboa a soberba armada Espanhola que se chamou Invencível'-litografia aguarelada-ca 1850
Aert van Autum 'Armada invencible'-óleo sobre tela Amsterdam-Rijksmuseum
Philippe Jakob Loutherbourg (1740-1812) 'Batalha de Gravelines'-óleo sobre tela-1796 Greenwich-National Maritime Museum (Hospital collection)
O pintor Nicholas Hilliard (1547-1619) participou na batalha de Gravelines e deixou tela actualmente em Londres na Society of Apothecaries.
Mapa com a viagem da Armada
Wednesday, April 7, 2010
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
You will find the complete file at url:
ReplyDeletehttp://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/1f/Senyeres-Invencible-Plymouth.jpg
But the only point I disagree is "Gravelines"
I've been to Dunkerke & it's very flat, Cornwall coast (Plymouth) it's more like the one in the painting